Sunday, February 24, 2008

Português

A reportagem do Publico de ontem, intitulada "Lusofonia com sotaque da nova Europa", fez-me lembrar a conversa tida há duas semanas na Embaixada Portuguesa com o leitor do Instituto Camões. Dizia ele que os polacos têm sede de conhecimento; que adoram aprender linguas e têm uma facilidade enorme em fazê-lo. Pois pudera! Com a língua desgraçada que têm, tudo o que lhes aparece à frente é canja!!
Contando com as três Universidades que no país ministram cursos de Língua Portuguesa, com as aulas de português escolhidas como minors no âmbito de outros cursos universitários e com uma escola secundária que oferece o Português como língua opcional, são cerca de 1000 os polacos que, actualmente, aprendem a nossa língua.
Segundo parece, o português exerce um fascínio irresistível sobre os europeus de leste...
De facto, agora que reflicto sobre o assunto, ocorrem-me episódios de elogio sincero por parte de estrangeiros ao nosso "lindo", "maravilhoso" idioma, que é, nem mais, nem menos, "a língua mais bonita do mundo!" (ainda que estejamos todos fartos de saber que a língua mais bela do mundo é o italiano, dai!).
As gentes da gaiola não fogem à excepção. Ainda hoje, terminei a noite a receber aulas de samba da Milena, a polaca que conhece mais musicas portuguesas e brasileiras do que eu, com quem
faço tandem de português-polaco e travo batalhas pelo não uso do "você" e do "mamãe"!

No comments: