Saturday, March 29, 2008

Chemical cocktail

O curso de Ambiente, pomposamente denominado Current International and EU Environmental Issues, é dado por um espanhol com nome de francês, que vive na Bélgica e tem um British accent perfeito (sim, é possível os espanhois falarem inglês sem ser à "sopinha de massa"!), para além de um feitio algo temperamental, que, aí sim, demonstra a sua verdadeira natureza latina!
Hoje, para variar, tive oportunidade de me pronunciar a favor de mais uns quantos bannings: que se "bana" o tabaco e os carcinogéneos nos cosméticos, que se "banam" os GMOs e os testes em animais, que se "bana" o dietileno glicol das pastas de dentes e ai de quem deitar pílulas pela sanita abaixo! Da sanita vão para o esgoto, do esgoto para a água, da água para os peixes, dos peixes para nós e depois já não é necessário comer frangos de aviário para levar com uma injecção de hormonas. Outro exemplo é bem actual: o lixo amontoado nas ruas de Nápoles e as toxinas na mozzarella de bufala. Das ruas para o solo, do solo para erva, da erva para vacas, das vacas para o leite e do leite para nós.
A cadeia é simples, lógica, está à vista de todos e joga contra nós.
Silent Spring, de Rachel Carson, é o livro que desperta para esta realidade.
Aqui podem ficar com uma ideia do cocktail de químicos em que estamos submersos.

Mudando de assunto, mas nem tanto, aqui fica a minha música preferida dos Pustki. No final do concerto de hoje, a namorada do Bruno, recém-chegada de Espanha, foi parar ao hospital com um ataque de alergia. Seja do sumo polaco, da carpete da residência ou do fumo do palco... terá sido, certamente, apanhada algures no meio da cadeia.


No comments: