Friday, March 7, 2008

"Brugelas"


O fim-de-semana em Bruges serve, oficialmente, para nos dar a conhecer a sede do colégio e possibilitar-nos momentos de calorosa confraternização com os nossos irmãos mais velhos.
Esta é a versão oficial. O que acontece, na realidade, é que depois de se deparar com as condições de vida dos colegas de Bruges, qualquer natoliniense dá graças a deus pelo que tem e jamais ousará dizer mal da gaiola!
Sim, admito, é um privilégio acordar nesta cidade de bonecas, atraversar a grand place todos os dias e parar em cada esquina para comprar chocolates - mas tudo o que é perfeito também cansa. Os turistas abundam e às 10:00 da noite de sábado não se vê vivalma nas ruas. Os estudantes vivem dispersos nas várias residências espalhadas pela cidade. Não se conhecem, não sabem sequer o nome do vizinho do lado. Habitam em cubículos, com paredes falsas, sujeitos ao mínimo ruído ou trepidação. Não sabem o que é mini-bar, televisão e muito menos leitor de dvd. Têm direito a duas refeições quentes por semana, de resto, que se amanhem com sandochas; se quiserem comer decentemente, que larguem no mínimo 15 euritos no restaurante!
Estão enfadados, subnutridos e falidos - são os próprios que o afirmam!
Obrigada, senhor, por conhecer os meus 100 colegas pelo nome, pelo colchão ortopédico, pelo elevador na Retinger, pelas 5 saladas à escolha na cantina, e tantas outras coisas... Ave golden cage!

A semana em Bruxelas serve para nos familiarizar com as técnicas de sobrevivência no mercado de trabalho da capital Europeia. Do Conselho ao Parlamento, da Comissão ao Comité das Regiões, passando pelos think-tanks, as NGO's, os advocay groups e, estranhamente, pela NATO, as palavras mais ouvidas são network e lobby. A conclusão a retirar é que, já que estamos dentro da primeira, há que utilizar a segunda...

No comments: