Friday, May 16, 2008

Russisses

Sem querer ofender ninguém em particular (o Denis que me desculpe...), estou a começar a ficar com uma imagem muito tremida dos russos. E ainda nem sequer lá cheguei!

O Visto
Consultámos o site e a Natália, que fala russo, deu-se ao trabalho de telefonar para a embaixada para confirmar os documentos necessários: formulário preenchido em duplicado, passaporte, duas fotos tipo passe e declaração do hostel (a dizer qualquer coisa que não percebo, porque está em russo, mas que será provavelmente a confirmação de que não somos nem indigentes nem espiões - seja como for, diz de certeza algo muito importante que custou 30 euros a cada um de nós).

A Embaixada
Um mega-palácio ao estilo imperial romano-colonial, que, pelos vistos, deve estar atulhado de presentes do Estaline, já que o povo faz fila cá fora, na rua. Um intercomunicador de primeira geração estabelece a ligação lá para dentro.

A Mediadora
Não demorou muito a chegar mal deu por um grupo de "estranjas". Começou a distribuir panfletos e a dizer qualquer coisa em polaco que lá fomos percebendo.
Suplise
#1: afinal havia mais um documento mistério que precisávamos para o visto: o seguro de saúde! Onde é que eu já vi destas surpresas à última da hora?? Até aqui nada de novo.
Suplise #2: Estávamos salvos! Por mero acaso, do outro lado da estrada, mesmo à frente da embaixada, há uma agencia mediadora que trata de toda a papelada necessária para tirar o visto (são os privilegiados que podem ir para lá do intercomunicador). Co' a breca! Que raio de coincidência!!

A Madonna
Chegados à agência, fomos atendidos, nem mais nem menos, pela Madonna! Claro, a Madonna parada nos anos 80, cabelo amarelo, mini-saia apertada, camisola largalhona, só lhe faltava a cruzinha no brinco.
Suplise #3: o nosso cartão de estudante caduca exactamente um dia antes de passarmos a fronteira. Deixamos de ser estudantes na Polónia e passamos a ser meros turistas. Ora, como turistas não podemos pedir o visto na Polónia, mas só no nosso país. Então e agora?...

O Vinho
...agora, diz a Madonna, pegam numas garrafas de vinho e oferecem-nas a alguém lá da vossa faculdade para que vos passem uma carta a dizer que para o ano continuam a estudar cá, estão a perceber?? Mas isso não é verdade!, digo eu (santa inocência que eu não aprendo!), ao que ela me olha como se eu fosse uma extraterrestre, e continua: eu também estudei cá, e sei que há formas de contornar os problemas, estão a ver??, enquanto fazia movimentos ondulantes com as mãos.

O Erro crasso
Pois é, minha Madonna meets Dolly Parton ou o que seja, a questão é que estamos na Polónia. Aqui o vinho não nos leva a lado nenhum, ainda não aprendeste isso, não?? Vodka, minha cara, vodka é que é!

No comments: